segunda-feira, 1 de abril de 2013

Como prevenir ou tratar as lesões das modalidades de impacto?

A pratica de algumas modalidades esportivas podem causar lesões articulares, ligamentares ou musculares. Na verdade, o problema não é praticar sua modalidade de maior interesse, mas sim, não se preparar para executa-la e não continuar se preparando para continuar praticando sem maiores riscos a sua saúde.
O maior problema não é treinar excessivamente, mas sim não se importar em treinar outras capacidades físicas a não ser aquelas que já é praticada. Um exemplo clássico está relacionada as modalidades de alto grau de impacto na região dos membros inferiores, o tênis e a corrida. Sem sombra de dúvida que são modalidades esportivas excelentes e que proporcionam uma saúde cardiovascular e estética bem evidente, mas será que praticar apenas a modalidade de seu interesse está correto?

Para responder esse pergunta vamos as lesões associadas a cada modalidade. A corrida pode causar inúmeras lesões quando feita de modo exclusivo, são elas, sinfisite púbica, canelíte, dores no joelho, panturrilha  fasciíte plantar entre outras. É fácil determinar qual a causa dessas lesões associadas a corrida, a falta de uma preparação muscular específica antes da pratica e durante a pratica, ou seja, a boa e velha musculação ou treinamento de força. Inúmeros músculos estão associados a corrida, são eles, tibial anterior, panturrilha, posterior de coxa, anterior de coxa, glúteos e etc. Esses músculos acimas devem estar fortes para suportar o desgaste proporcionado pela corrida, mas não apenas fortes e sim equilibrados também. O equilíbrio muscular é o grau de força que um determinado músculo deve ter em relação a outro, por exemplo, o músculo anterior da coxa, o quadríceps dever ser mais forte que o músculo posterior da coxa, para que esses tenham uma sincronia na sua execução do movimento e assim acontece com outras partes do corpo. Por isso aquele treino de musculação onde são feitas 3 séries de 12 repetições para cada músculo do corpo de modo igual pode não estar certo.

O tênis de quadra, é uma modalidade de resistência de potencia muscular, onde todo o corpo está sendo trabalhado e com certeza é uma pratica muito eficiente para melhorar a condição física do praticante. No entanto, existem lesões costumeiras dessa modalidade, são elas, a artrose de quadril, síndrome do impacto na região do ombro e outras. Essas lesões ocorrem pelo mesmo mecanismo acima descrito na corrida, a boa e velha, falta de preparação pré modalidade e durante a modalidade. Para os tenistas os treinos de força mas indicados são aqueles que visão controlar o controle dinâmico e estático do quadril e joelho, alem de tentar equilibrar os deficits de força dos membros superiores muito evidente nesses praticantes. Portanto, com certeza um treino muscular especifico é indicado, mas vamos lembrar que o ganho de força deve sempre estar associado ao equilbrio das musculaturas e suas diferentes relações de força.

As lesões em atletas de alta performance ocorrem independente de uma trabalho especifico bem elaborado, pois atletas são super-homens do esporte e esses vão até o limite para serem os melhores. Já nos que somos praticantes amadores devemos tentar tomar alguns cuidados, já que nossas contas não são pagas pela pratica do esporte. Viva bem e saudável, este é o lema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário