segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Como Funciona o Anabolismo no Treinamento Físico?

De acordo com Guedes Jr. (1997) o anabolismo é definido com um parte do metabolismo responsável realizar a assimilação de substâncias em um organismo, ou seja, é um processo de síntese de substância. Já o catabolismo  é entendido como parte do metabolismo com função de processamento de energia para obtenção de energia, denominados de processos de "quebra". Dessa forma, esses dois processos podem ser entendidos como captação de energia (ANABOLISMO) e geração de energia (CATABOLISMO).

O Treinamento Físico pode ser definido como qulaquer atividade que necessite de um conjunto de contrações musculares de modo planejado, com o objetivo de gerar melhora de um ou mais componentes de da aptidão física (ex; resistência, força, flexibilidade e etc.). Esse processo de contração muscular necessita que a energia química seja transformada em energia mecânica para haver a geração de trabalho. No entanto, parte dessa energia é perdida na forma de calor, denominada essa de energia térmica.

Existem três vias de obtenção da energia química para realização da Atividade Física. A primeira é conhecida como sistema ATP-CP. Essa via tem a função de utilizar a cretina fosfato armazenada na musculatura para ressintetizar a energia do organismo, o ATP. No entanto, sua quantidade de armazenamento é baixa e impede sua permanência por um tempo prolongado. Dessa forma, é mais utilizados em atividade que exijam uma contração vigorosa e potente, como por exemplo na modalidade de 100 metros rasos. Já com o prolongamento da atividade é utilizado um segunda via auxiliar denominada de Via Glicolítica, que utiliza a glicose sanguínea e o glicogênio muscular e hepático. Se houver um prolongamento ainda maior um terceira via é utilizada, sendo denominada de Via Aeróbia, que utiliza o lipídio (gordura) do organismo para obtenção de energia. Vale salientar que essas vias descritas acima são ativadas simultaneamente, mas dependendo da atividade haverá uma predominância de uma via sobre a outra.

Dessa forma, o organismo possui três substratos principais armazenados, sendo eles, o carboidrato, gordura e proteína, sendo o carboidrato e gordura os mais utilizados. Já as proteínas são usadas em condições extremas para a manutenção da produção de energia, sendo o seu principal local de armazenamento o músculo esquelético estriado.

O inchaço muscular ocorrido após o levantamento de peso, é denominado de pumping e ocorre devido a um redirecionamento de fluxo sanguíneo para o músculo em utilização, mas esse não é um processo anabólico e desaparece alguns minutos após a atividade.

O processo anabólico real é denominado de supercompensação, sendo definido como, processo de recuperação do organismo acima dos níveis em condições pré-treinamento, gerando um superavit de substratos metabólicos e estruturais, sendo eles, o CP, Glicogênio e proteínas, promovendo uma adaptação do organismo em níveis superiores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário