quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Desempenho da Mulher é alterado durante as Fases do Ciclo Menstrual?


Para a prescrição do Treinamento de força para o publico feminino devem ser levadas em consideração algumas particularidades. Dentre elas, estão as fases do Ciclo Menstrual, principalmente dois sintomas associados a essa fase. A disminorréia e a TPM (Tensão Pré-Menstrual). A Disminorréia é caracterizada pela presença de desconfortos abdominais (cólicas) no período pré-menstrual e durante a menstruação. A TPM é uma patologia que acomete em maior ou menor grau uma entre duas mulheres, alterando seu estado de humor. Apesar desses dois sintomas não serem os únicos do Ciclo Menstrual, são os mais importantes ligados ao desempenho.

Um dos benefícios do exercício físico regular para as mulheres é a atenuação dos sintomas pré-menstrual, por exemplo, a disminorreia que se apresenta menos freqüente e severa em mulheres praticantes de atividade física.

A relação desempenho esportivo e fase do Ciclo Menstrual parece ter resultados conflitantes. Em relação à força muscular de mulheres no período menstrual e pós menstrual, evidenciou que mulheres no período menstrual apresentaram um desempenho maior comparado com mulheres no 15º dia após a menstruação. Já quando avaliado a força de resistência os resultados foram iguais.

A investigação realizada nas três fases do ciclo menstrual (24 horas após a menstruação, no período de ovulação e na fase lútea) comparando a força dos flexores do joelho em mulheres ativas não foi encontrada nenhuma alteração evidente entre as fases.

Para um maior detalhamento, foi observado que medalhistas olímpicos do sexo feminino com resultados vencedores estavam em fases distinas do Ciclo Menstrual, inclusive recordes mundiais.

Portanto, os resultados ainda são conflitantes e insuficientes para a elaboração de um planejamento durante o Ciclo Menstrual. No entanto, parece ser prudente deixar os treinos de maior intensidade na fase pós-menstrual, e os treinos de regeneração ou até mesmo descanso na fase pré-menstrual ou menstrual.





Nenhum comentário:

Postar um comentário